quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Uma flor no deserto


Certa manhã, dirigi-me a uma agência bancária para realizar algumas operações triviais, quando me deparei com uma senhora distribuindo um pequeno arranjo de flor em um minúsculo vaso para as pessoas dentro do banco. Foi depois de receber o meu e ir embora que comecei a pensar profundamente naquele gesto, algo bastante incomum em nossos dias. E não só pensei racionalmente, mas percebi como aquele ato generoso conseguiu mudar o meu estado de ânimo e também o de outras pessoas, acredito.


Algo assim tão simples, entregue sem pedir nada em troca. Pode parecer pouco, mas a mensagem transmitida expressou mais do que muitas palavras escritas nos livros. Ali estava a linguagem do verdadeiro amor, que não pode ser expressa por palavras, mas apenas vivenciada com o coração. E pensamos: como uma pequena flor é capaz de mudar o humor das pessoas? Por alguns instantes as pessoas deixaram de ser seus problemas e passaram a recordar um pouco mais algo adormecido..., conteúdos da nossa essência humana.Porque, como afirmava Platão, as coisas que nascem da Alma são simples e duradouras e devem ser lembradas,estão latentes dentro de nós. Bastam estímulos corretos e elas despertam. Algo latente em nós clama a pensar e agir com mais amor, generosidade e compreensão do que com competitividade e individualidade, natural nos animais, mas estranha ao homem civilizado. A competitividade individualista é uma estratégia equivocada que tem gerado uma insanidade coletiva na atualidade.

É o que se vê com as crianças e os jovens vivendo estressados, e os adultos, deprimidos e ansiosos. O crescimento individual pode e deve ser estimulado, mas não necessariamente gera um massacre alheio. Perdemos a visão de Unidade e isso tem criado um "câncer coletivo" na humanidade, pois são como células atacando o seu próprio organismo.

Se o que nasce da Alma é simples, poderíamos então exercitar mais a simplicidade, retirando o excessivo e desnecessário: paixões e pensamentos individualistas. Assim, talvez cada um possa ser como essa flor e o mundo deixe de ser um deserto, mas novamente um campo florido de pensamentos puros, sentimentos elevados e ações generosas como algo natural entre os homens. Um mundo melhor virá!

2 comentários: