terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Reflexão sobre o Trabalho



Para exercitarmos esta virtude, é preciso ter em mente que é o trabalho o que nos move. Toda nossa atividade deve ser encarada como trabalho, não como peso, mas como uma necessidade, como algo sagrado. Todo o universo está em constante movimento . Só o ser humano tem essa falsa ideia, incrustada de longa data, de que o trabalho é uma maldição.
Trabalho é construir. Significa construir a nós mesmos e trabalhar na construção de um mundo melhor. Podemos trabalhar para ganhar dinheiro, mas não como hoje em moda
- apenas para comprar coisas -, mas para nos mantermos vivos, dignamente.
Quem não trabalha não está vivendo. Basta observarmos a natureza. Pedras, plantas, animais, tudo cumprindo sua função com perfeição. Só o homem, por ignorância, pensa que tem que ir se arrastando para trabalhar e esperar desesperadamente pela aposentadoria para depois não fazer mais nada e gozar a vida! E esperar que a morte venha lhe ceifar a vida que não quer largar. Triste desfecho para quem não construiu nada para fechar com chave de ouro a sua existência.
O trabalho, quando feito com sapiência, gera vida, gera felicidade, satisfação e alegria. É a melhor oração.
E trabalhar em equipe é nosso melhor exercício. É onde realmente iremos nos conhecer e aprender a conhecer os outros.  É muito fácil a gente se suportar e trabalhar só. É uma forma de alimentar nosso monstrinho, o egoísmo. Não podemos perder a chance de ensinar e de aprender. Só no trabalho em equipe, rico em experiências somadas, nos conhecemos melhor. Temos que esquecer um pouco de nós e abraçarmos com satisfação e alegria a atitude de ensinar. A maior riqueza é que todos somos diferentes. Quando nos unimos e somamos nossas experiências, removemos montanhas. O trabalho em conjunto, quando exercido como ensinar e aprender, é muito rico. Temos que vencer essa dificuldade do trabalho em conjunto, assim como é vencer-se a si mesmo. Para tanto temos que exercitar a generosidade e a temperança. São virtudes imprescindíveis para levarmos a cabo essa tarefa. Devemos lembrar do ditado de que ninguém é tão sábio que não possa aprender e também não é tão inexperiente que não tenha algo a ensinar.
Desde muito jovem, 8 ou 9 anos, eu estudava de manhã e trabalhava à tarde com meu pai. Não me lembro de ficar inativo na minha vida. Sempre encarei o trabalho, qualquer tarefa, como algo agradável, e sempre procurei aprender com todos que tive contato até hoje. Não tenho dificuldade de trabalhar em equipe. Hoje, mais experiente, procuro sempre ensinar tudo que sei fazer e aprendi trabalhando. Sou muito feliz por isso. Se ficar inativo, eu morro! Gosto muito de ensinar e vibro quando alguém aprendeu comigo e me superou.
Esse é o meu trabalho!

5 comentários:

  1. Sr.Carlos Torga, nosso companheiro de alma mais jovem que conheço. Sua energia e fé na vida são exemplo de como viver, desfrutando com sabedoria, cada fase de nossas vidas.
    Vida longa a Carlos Torga!
    Silvana Toledo (NA Jardim América)

    ResponderExcluir
  2. Sr. Carlos Obrigado pelo aprendizado. Luis Paternina

    ResponderExcluir
  3. Tenho tendencias solitárias. Sei que preciso melhorar minha interação e trabalhar em equipe em todos os sentido e atividades do dia-a-dia (arrumar a casa junto da família, por exemplo). Não sei explicar, mas por intuição esta reflexão sobre o trabalho me faz todo o sentido; só precisava ser despertada. Obrigado por isso.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir