domingo, 15 de dezembro de 2013

O Mito do Rei Arthur - Resumo!


Canal de NOVA ACRÓPOLE BRASIL no Youtube


Por que os MITOS são importantes?

A linguagem mítica é muito profunda.
É importante saber como nascem os mitos, o que eles representam, como nasceram, a fim de entendermos o simbolismo do mito.

No caso concreto que iremos referir:

-    do ponto de vista filosófico, o importante é o significado do mito. Se existiu historicamente ou não o rei Arthur, é irrelevante.

-------------------------------------

Quando Roma coloniza a região do sul da Inglaterra (A Bretanha), transforma-a em uma ilha organizada no meio de povos bárbaros (saxões, escoceses). Com a decadência, Roma deixa de ter condições de sustentar uma colônia tão distante e deixa a Bretanha à sua própria sorte. Os bretões, que são os celtas “romanizados”, ali permanecem cercados pelos bárbaros.

Mais tarde, os bretões aliam-se aos saxões, e estes, ao entrarem na Bretanha se admiraram da riqueza do local, pelo que logo quiseram dominar a região.


Surge posteriormente Merlin, criança especial, que no reinado de Voltijem (um reino celta), é levado ao rei para ser sacrificado. Merlin avisou o rei da inutilidade da sua morte e prevendo o futuro do rei, é poupado do sacrifício.

Merlin torna-se um guerreiro pela unificação da Bretanha (uma só terra, um só rei).

Relação entre o histórico e o mítico

 Vortigen é personagem histórico; Merlin já não se sabe. (Sempre há uma faceta histórica por detrás de um mito). A História enuncia os fatos; o mito explica-os

O mito seria o mundo dos ideais humanos. A forma ideal de ação. O arquétipo (palavra mais sofisticada que significa modelo, ideal de uma conduta perfeita).

Quando se preenche o modelo com a substância ele vira FATO.
(exemplo a costureira e a calça).

Então a questão é: Pode haver um modelo para o comportamento humano???
Um modelo que aponte como enfrentar as dificuldades?

A resposta é afirmativa, uma vez que o homem, ao longo da sua trajetória, tem um ponto de partida e um ponto de chegada ( O IDEAL).
Entre estes dois pontos há diversas etapas.
Será que existe uma forma ideal de se enfrentar estas etapas? Existirá um modelo de perfeição e sabedoria para enfrentar as fases???

O MITO é um MODELO de como o homem pode aceder a um outro estagio emotivo, um outro estagio de consciência. Portanto, ele está acima de qualquer tempo e de qualquer espaço. É atemporal. Tanto o homem do passado, como o do presente e como o do futuro enfrentam as mesmas etapas para chegar ao IDEAL. (ex: lidar com a vida, a morte, o desejo, etc., é sempre da mesma maneira. A questão é saber lidar com as nossas escolhas, saber controlar o nosso temperamento).

Os Mitos são portanto abstrações que pertencem à Humanidade. Eles representam os modelos do perfeito. Como são abstratos, necessitam dos símbolos.

Os gregos dividiam o mundo em FÍSICO – EMOCIONAL – ESPIRITUAL.

O Mito refere-se ao mundo das ideias , o espiritual, enquanto que o Símbolo representa a resposta.

-------------------------------------

Na Filosofia:
-    A Filosofia dá as ferramentas para se saber qual seria o IDEAL. Isso estará na consciência.
-    Porém, o maior aliado da nossa INÉRCIA é a INCONSCIÊNCIA.
A nossa consciência nos cobra e vai avisando dos erros que vamos cometendo).

Através do MITO banaliza-se a vida. O MITO desce ao mundo através dos símbolos que são vivenciados e correspondem às transformações praticas da vida dos homens.

Nós ainda não geramos símbolos próprios e por isso usamos os símbolos existentes, dos gregos , dos egípcios, etc. Ainda não nos conscientizamos para a necessidade de criarmos nossos símbolos.

Segundo Platão, uma sociedade sem heróis está sujeita a permanecer na mediocridade. Ela perde a perspectiva da dimensão que poderia alcançar.

ANÁLISE FILOSÓFICA:
O Homem somente terá acesso ao plano espiritual através de um processo de transmutação da consciência, a fim de reformular valores, transformá-los e fim de renascer novo e purificado para a vida interior. (o feitiço da transmutação de Uther levou a renascer purificado em Arthur.)

Para Platão, a vida tem 3 atributos (o bem, o belo e o justo). Para o homem, é mais fácil apreender o belo, que é o atributo mais perceptível do homem. Através do belo pode-se alcançar o divino.

Simbolicamente, o elemento fundamental do mito é Arthur, que representa o princípio espiritual. Guinevere representa a alma e Lancelot o corpo físico.

Quando os 3 se unem estabelecem um reino invencível. Eles representam o mundo que se encontra dentro de nós.

Exs: Guinevere ama seu corpo, se atrai pela sua beleza, e trai o rei Arthur. (quantas vezes o ser humano, para resguardar seu corpo físico, trai os princípios espirituais em prol do corpo físico?) 

A traição fundamental é a traição da psique humana.
Quando não nos submetemos aos princípios espirituais destruímos o nosso corpo, pois por inércia, adquirimos vícios, manias, etc.

Lancelot, se não se submetesse a Arthur tornar-se ía um mendigo, um eremita.

A procura do GRAAL já é um processo da cristianização do mito, e simboliza a união dos 3 corpos.

Recuperar o Graal significava reunir o principio espiritual, o psicológico e o material (físico), sob uma única lei. O Graal representa o pacto entre o divino e o humano, a reunião dos 3 mundos em prol de uma única LEI.

No MITO, Arthur representa o principio espiritual, Guinevere a psique e Lancelot, (cavaleiro), representa o físico. Camelot é o símbolo do homem ideal.

Quando Guinevere se enamora de Lancelot e trai Arthur, estamos perante o grande drama humano: quando se traem princípios espirituais, quando o homem, por apego à personalidade trai o seu ser. A traição de Guinevere em relação a Arthur, representa o fim da união dos 3 mundos. Quando Arthur manda procurar o Graal, ele está mandando procurar o Graal, essa união dentro de cada ser.

Quem no mito representa isso é Galahad, que é a união dos 12 Cavaleiros da Távola Redonda num só ponto. É a culminação de todas as virtudes humanas, representando aquele que consegue conquistar a si próprio numa única lei. = é o HOMEM IDEAL.

No final, Arthur é ferido e entrega a espada EXCALIBUR a um de seus cavaleiros. Este lança-a ao lago e ela desaparece. A água representa o símbolo do mundo material. Ela só ressurgirá quando os homens forem dignos dela e dos princípios espirituais.

Segundo o mito, uma vez por ano, Arthur se reúne com os cavaleiros, pergunta se estes estão prontos e eles negam. Passa-se assim mais um ano e ele volta a adormecer. Os cavaleiros andam pelo mundo e aguardando o retorno de Arthur. (Procurando o mundo espiritual).

5 comentários:

  1. Fantástico, nunca tinha visto a importância e significados deste mito

    ResponderExcluir
  2. Só corrigiria o aspecto histórico... Quando da chegada dos romanos em 43 através do imperador Cláudio que lá estabeleceu a província da Britânia, as ilhas eram habitadas pelos pictos e escotos, de origem celta.

    ResponderExcluir
  3. História ou Estoria, livro que conta a vida do mundo antigo as vezes vira lenda, sem nenhum
    medo de errar, em contato com estudiosos eles afirmam que hoje estudos tem mostrados erros bom...

    ResponderExcluir
  4. Seria bem legal completar esta palestra com os livros ou o filme " as brumas de Avalon" Morgana é irmã do rei Artur e é uma sacerdotisa .

    ResponderExcluir
  5. Esse mito é um dos meus predileto, até batizei meu filho de Arthur em homenagem

    ResponderExcluir